Páginas

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Você sabe o que é BIM?

Modelagem da Informação da Construção (em inglês, Building Information Modeling - BIM) entende-se como uma das mais promissoras tecnologias em desenvolvimento, que se relaciona com as áreas de: engenharias, arquitetura e construção (AEC).

Embora não se encontrem relatos precisos do início da utilização, tanto do conceito quanto da nomenclatura, a abordagem e descrições do BIM datam de cerca de 30 anos.
Atualmente a utilização do conceito BIM tem se mostrado positiva, tendo em vista principalmente o avanço
tecnológico na área da computação e informação. Esse avanço vem refletindo na indústria da construção, permitindo que o planejamento e o projeto de empreendimentos sejam integrados e multidisciplinares, ampliando consideravelmente a compreensão e as funções de cada projeto.
Além de possibilitar em maior grau de interação a visualização dos resultados e a disponibilização de informações coerentes e confiáveis para todo o ciclo de vida do empreendimento, o uso do BIM tende a promover mais qualidade aos empreendimentos e oferecer mais precisão aos custos e prazos de execução das obras.

Para projetar em BIM é preciso utilizar softwares adequados, a Autodesk (fabricante amplamente conhecido pelo programa AutoCAD) criou o REVIT para desenvolvimentos de projetos BIM.

O software de projeto de construção AutoCAD Revit foi desenvolvido especificamente para a Modelagem de Informação da Construção (BIM), possibilitando que os profissionais de projeto e construção levem suas ideias da concepção até a elaboração, com uma abordagem por modelos coordenada e consistente. O Revit é um aplicativo individual que inclui recursos para projeto de arquitetura, de construção e de engenharia estrutural e MEP.

O desenvolvimento de projetos BIM inclui a utilização de bibliotecas parametrizadas, inclusive já existem fabricantes que disponibilizam estas bibliotecas para download gratuito, por exemplo:


Fontes:
www.spg.sc.gov.br/seminariobim
www.autodesk.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...